Artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao cirurgião olhar dentro da articulação usando um equipamento chamado artroscópio, que é inserido na articulação por meio de um pequeno corte (incisão) na pele, permitindo assim examinar, diagnosticar e tratar as patologias do ombro através de pequenas incisões na pele. Com auxílio de uma câmera que transmite imagens ao vivo em um monitor. A artroscopia do ombro é uma das formas menos invasivas de abordar essa articulação. Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico faz um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa, permite cicatrizes mais estéticas, permite recuperação mais rápida e tem menores taxas de infecção.
COMO É A ANESTESIA?
As cirurgias do ombro costumam ser realizadas sob anestesia geral e bloqueio de plexo braquial (aplicada no pescoço), o que contribui para controle de dor no pós-operatório. O bloqueio dura de 12 a 24 horas, fornecendo analgesia necessária para maior conforto do paciente. Após o bloqueio é normal ficar com os movimentos e sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.
QUAIS AS DOENÇAS OU PATOLOGIAS PODEM SER TRATADAS POR ARTROSCOPIA?
- Lesão do manguito rotador;
- Luxação recidiviante e instabilidade do ombro;
- Capsulite adesiva;
- Tendinte Calcária;
- Lesão do bíceps;
- Artrose acrômio-clavicular;
- Retirada de corpos livres;
- Reparo das lesões SLAP;
- Drenagem de cisto paralabral;
- Algumas Fraturas da glenoide.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Na maioria dos casos o paciente fica internado no hospital apenas um dia.
QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR?
Alguns dos cuidados mais importante durante a recuperação incluem:
- Não molhar o curativo;
- Usar a imobilização (tipoia) recomendada pelo médico;
- Mobilizar o cotovelo, punho e dedos da mão;
- Não fazer esforço com o braço do lado operado;
- Tomar os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
- Dormir com a cabeceira da cama levantada;
- Aplicar gelo sobre o ombro durante a 1ª semana, para diminuir o inchaço.
COMO É A RECUPERAÇÃO APÓS ESTE PROCEDIMENTO?
Apesar de não ser um procedimento tão invasivo, a artroscopia do ombro requer alguns cuidados do paciente durante o período de recuperação. É comum que a área ao redor das incisões tenha alguns hematomas, que são temporários e costumam aparecer dentro de 2 semanas. Um pouco de dor no ombro também é normal no período.
O uso da imobilização (tipóia) pode variar de acordo com a patologia (normalmente de 3 a 6 semanas).
Após este tempo, fisioterapia e exercícios domiciliares devem ser realizados de preferência diariamente para restabelecimento dos movimentos e força. Mas o Tempo e protocolo de reabilitação será recomendado e esclarecido pelo ortopedista especialista em ombro.
QUAIS AS COMPLICAÇÕES E RISCOS DA ARTROSCOPIA?
Este é um procedimento cirúrgico muito seguro, no entanto, como qualquer outra cirurgia tem um baixo risco de infecção, sangramentos ou surgimento de lesões nos vasos sanguíneos, nervos e rigidez do ombro.
Importante!
Procure orientação de um ortopedista especialista no ombro assim que detectar algum dos sintomas ou após sofrer algum trauma. A demora prolongada no diagnóstico e início do tratamento pode comprometer permanentemente o movimento desta articulação tão importante.
O Dr. Guilherme Henrique Franco é ortopedista especialista em ombro e cotovelo com experiência na área. Conheça os locais de atendimento e agende a sua consulta!