A Tendinite Calcária é um tipo de tendinite de ombro em que há deposição (calcificação) no tendão, é uma causa frequente de dor nos pacientes ao redor dos 40 anos de idade, sendo mais comum em mulheres. Muitas vezes a dor é incapacitante, levando o paciente ao serviço de emergência para alívio da dor. No ombro essa calcificação ocorre mais no tendão do supra-espinal, seguido do tendão infra-espinal.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
As causas da formação destes depósitos de cálcio ainda não são conhecidas, dentre as hipóteses estão a menor vascularização regional, o desgaste e o envelhecimento. Sabe-se que não estão relacionadas com a ingestão ou suplementação de cálcio, atividades ou traumas.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
O depósito de cálcio ocorre lentamente ao longo de meses e pode gerar dor leve ou desconforto, semelhante à uma tendinite leve. Mas subitamente pode ocorrer uma dor muito intensa. Nessa fase há a chamada fase de reabsorção, em que o depósito de cálcio será parcial ou totalmente reabsorvido. O diagnóstico é realizado através de radiografias com o ombro em diferentes rotações (interna e externa), mas apenas quando o depósito de cálcio já está formado. A ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser necessárias para afastar outras doenças quando a radiografia não demonstra a calcificação.
.
COMO É O TRATAMENTO DA TENDINITE CALCÁRIA DO OMBRO?
O tratamento varia de acordo com cada caso. Inicialmente, o tratamento da tendinite calcária deve ser sempre conservador (Não cirúrgico), consistindo de analgésicos, anti-inflamatórios, compressas de gelo e fisioterapia. A maioria dos pacientes vão melhorar somente com essas medidas.
Para os pacientes que não melhoraram com as medidas iniciais, pode-se optar por uma das seguintes modalidades terapêuticas:
- Lavagem por agulha guiada por ultrassonografia (procedimento de barbotagem),
- Tratamento com terapia de ondas de choque e c) cirurgia.
QUANDO ESTÁ INDICADO A CIRURGIA?
Nos pacientes que as calcificações não são reabsorvidas ao longo do tempo e os sintomas persistem, sendo indicado o tratamento cirúrgico para remoção das calcificações.
Atualmente o tratamento é realizado por artroscopia (procedimento realizado com pequenos cortes e é introduzido uma câmera). A calcificação no ombro está no meio das fibras do tendão e para retirá-la as vezes é necessário realizar uma incisão no tendão, fazendo um aspiração e drenagem dessa calcificação, Em alguns casos pode ser necessária uma sutura adicional nos tendões.
Após a cirurgia, o uso de tipoia por um período curto está indicado. A reabilitação pós-operatória é fundamental para o resultado adequado. O Período pode variar de 2 a 6 meses dependendo do grau do comprometimento do tendão.